• Blog Stats

    • 315,379 hits
  • a

  • Metadados

DROOP

DROOP

O droop é o quanto o chassis abaixa depois que o carro está no chão e os pneus tocam a superfície, e o quanto o chassis levanta, antes dos pneus saírem do chão. O droop é muito significativo no ajuste da dirigibilidade do seu carro, com ele ajusta a transferência de peso do carro.

O droop é afetado pelos ajustes de downstop e altura do carro. Quando você ajusta a altura do carro, deve ajustar o downstop para manter o mesmo valor de droop. Isso é particularmente importante quando você anda com um carro de pneus de espuma, pois quando anda com esses pneus, o seu diâmetro diminui consideravelmente, requerendo que aumente a altura do carro para compensar a perda do diâmetro. Quando aumenta a altura do carro, automaticamente reduz o droop, e assim você compensa alterando o valor do downstop.


EFEITOS SOBRE O AJUSTE DO DROOP


MANTENDO O VALOR DO DROOP

Para manter o valor do droop, você deve fazer o seguinte:

MEDINDO O DROOP

Para medirmos o droop, devemos seguir esses passos:

Passos iniciais:
– Amortecedores: conectados
– Barras estabilizadoras: conectadas
– Rodas: colocadas, porém todas devem ter o mesmo diâmetro

Componentes para o setup:
– Uma régua ou esquadro

Para medirmos o valor do droop, o carro deve estar pronto para andar, pois qualquer peso a mais ou a menos, altera a medição.

1° coloque seu carro na mesa de setup, ou numa superfície lisa

2° empurre a suspensão na frente e atrás

3° coloque a régua verticalmente sobre a extremidade do chassis, assim você poderá ver a distância entre a superfície e o fundo do chassis

4° mantendo a régua no lugar, pegue pelo centro do suporte do amortecedor e levante o carro, mas não deixe que as rodas levantem totalmente da superfície a ponto de sair do chão

5° com a régua, veja a diferença de valores de quando o chassis estava no chão e depois que foi levantado, assim esse será o valor do droop

6° repita os passos de 3 a 5 para medir a outra extremidade do carro

7° ajuste o downstop para mudar o valor do droop

DROOP E ALTURA DO CARRO

Quando você usa pneus de borracha no seu carro, você terá um certo valor de downstop para ter um outro de droop, e não precisa mais se preocupar com isso. Os pneus de borracha não vão perdendo consideravelmente seu tamanho durante o uso, então o valor do droop não deve mudar.

Mas quando você usa pneus de espuma, é um pouco mais complicado, pois você deve constantemente mudar a altura do carro e downstop para manter um certo valor de droop.

Considere a seguinte situação:

Você está andando com pneus de espuma com um certo diâmetro, e você ajustou o downstop e altura do seu carro. Era 2mm de droop frontal e 1mm de droop traseiro.

Depois que você correu com o carro durante um curto período de tempo, os seus pneus de espuma acabaram diminuindo seu diâmetro, e assim diminuiu a altura do carro. Então você agora ajusta a carga da mola para aumentar a altura do carro e ter o mesmo valor anteriormente.

Aumentando a altura do carro, faz com que o chassis suba ligeiramente, com a diminuição do espaço do parafuso de downstop e o chassis. O resultado é que o valor do droop está agora menor, e assim o carro terá um comportamento diferente.

AJUSTANDO O DROOP

O ajuste do droop é feito pelo downstop. Para aumentarmos o valor de droop, devemos diminuir o valor de downstop, e para diminuirmos o valor do droop, devemos aumentar o valor de downstop. O droop é afetado também pelas mudanças na altura do carro.

Autor: Tiago

de Admin: Obrigado ao Tiago (tiaguinho07@gmail.com) pelo envio desta matéria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: