• Blog Stats

    • 315,379 hits
  • a

  • Metadados

Oficina: Limpeza do Motor

DSC0307

Muitos hobistas não sabem, mas a limpeza e manutenção dos motores GLOW são de grande importância para e eficiência e durabilidade dos mesmos. As pessoas mais experientes desmontam, revisam e limpam seus motores a cada dia que andam. Os iniciantes geralmente tem medo de abrir seus motores. Nesta matéria tentamos ajudar a ensinar como proceder na hora de fazer manutenção nos motores.

Antes de começar, separe um lugar limpo e claro para fazer o serviço. Precisaremos de algumas ferramentas, sendo: Chave de velas, Chave de fenda, Allen 2,00 e 2,50 mm (dependendo do motor), Pinça, Alicate de bico, Tire-up, Chave-trava flywheel ou Alicate grande, Sacador de Flywheel ou sacador de rolamentos, Vazilha para limpeza, Pincel pequeno, Kaol ou Palha de aço, Panos limpos e Querosene ou outro Solvente fraco.

DSC0306 DSC030601

Retire o motor do carro, retire a pipa e curva e, antes de começar a desmontar, faça uma limpeza prévia de preferência com o auxílio de um compressor de ar.

DSC0298 DSC0299

É importante tentar remover qualquer sinal de sujeira antes de abrir o motor, para evitar a contaminação das partes internas. Para quem não tem compressor, um bom pincel e panos ajudam bastante e resolvem o problema.

Remova o filtro de ar e a vela. Aproveite e cheque os estado do filamento da vela.

DSC029901 DSC029902 DSC029903

Remova o sino da embreagem e desmonte o conjunto da Centax inteiro.

DSC029904 DSC0300 DSC030001

Para remover a porca da mola principal utilize a chave de Centax, caso não tenha esta chave pode ser usado um alicate.

DSC030002 DSC030003 DSC0301

Agora vamos retirar o Dissipador de calor ou "Cabeçote" do motor. Com uma Chave de Fenda ou Allen 2,5 (dependendo do motor), solte os 4 parafusos um pouco de cada vez e em cruz. Primeiro solte os 4, depois vá desrosqueando gradativamente, todos por igual.

DSC030004 DSC030101 DSC030102

Com o auxílio de uma chave de fenda pequena, retire a espoleta, com cuidado para não forçar muito e danificar o bloco. Retire também o calço do Squish Gap e o anel vedador se o motor possuir.

DSC030103 DSC030104 DSC030105

Retire o anel vedador do escapamento, com cuidado para não rasgá-lo. Aperte uma das extremidades e no "vão" que se formar, enfie uma chave de fenda e solte devagar.

DSC030106 DSC030107 DSC030108

Vamos retirar a tampa do cárter. Primeiro posicione o pistão no Ponto Morto Superior (PMS). Alguns motores possuem um chanfro na tampa do cárter aonde a saia do pistão alcança. Se você não tomar cuidado, pode quebrar a saia ao remover a tampa do cárter. Solte os 4 parafusos também em cruz e por igual, para evitar o empenamento da tampa.

DSC0302 DSC030201 DSC030202

Com o auxílio de um alicate de bico, retire a tampa do cárter, fazendo movimentos rotatórios. Não se esqueça de verificar se o pistão está todo para cima antes de puxar a tampa!

DSC030203 DSC030204 DSC030205

Para retirar a camisa, usamos um "tie wrap", aquelas cintas plásticas usadas para fixar fios elétricos. Com o pistão todo para baixo, enfie o Tire-up dentro da janela de escapamento. Agora gire o flywheel para qualquer um dos lados, de modo que a cabeça do pistão force o tire-up a expulsar a camisa para cima.

DSC030206 DSC030207 DSC0303

Às vezes, a camisa está tão presa que ao fazer isso o tire-up quebra. Nesses casos, tente aquecer o motor (funcionando) antes de desmontá-lo ou aqueça o bloco com o auxílio de um soprador térmico ou tente colocar 2 tire-ups para retirar a camisa. Parece um serviço fácil, mas se não tomar cuidado pode danificar a cabeça do pistão.

DSC030301 DSC030302 DSC030303

Para retirar o conjunto pistão/biela, basta puxar a biela em sua extremidade com o auxílio de uma pinça, desencaixando do virabrequim e depois tirando o conjunto por cima.

DSC030304 DSC030305

Para finalizar a desmontagem só resta retirar o virabrequim. Para tal, é necessário soltar o flywheel. Com uma chave específica de travar flywheel ou mesmo com a ajuda de um alicate, trave o flywheel, e solte a porca.

DSC0304 DSC030401

Agora com o auxílio de um saca-flywheel ou mesmo um saca-rolamentos, retire o flywheel. Em seguida retire o cônico e basta empurrar com a mão que o virabrequim sai. Muitas pessoas não tem a ferramenta específica para sacar o flywheel e usam de artifícios como bater com o martelo, forçar com 2 chaves de fenda, etc. Esses procedimentos são errados e podem vir a estragar o bloco do motor, os rolamentos ou mesmo empenar ou desbalancear o virabrequim. Se você não tem a ferramenta apropriada, peça emprestado ou providencie um saca-rolamento que sirva, para evitar dissabores futuros.

DSC030402 DSC0305 DSC030501

Para desmontar o motor por completo, faltou tirar o carburador e os rolamentos. O carburador eu recomendo não retirar, pois no bloco existe um pequeno "oring" que se mexermos pode se deformar. Já os rolamentos, só se retiram do bloco em caso de substituição. O motor está pronto para limpeza e checagem geral agora. Algumas peças não podem ser lavadas ou não precisam, limpe-as com um pano seco e aguarde para montar depois. O virabrequim pode ser lavado desde que não possua insert de silicone dentro. Se possuir, não o lave, apensa limpe-o com um pano pois o solvente pode atacar e soltar o silicone do vira!

DSC030502 DSC030503 DSC030602

Pegue uma vasilha e despeje um pouco de querosene dentro. Com o auxílio de um pincel pequeno, lave o dissipador, camisa e bloco do motor. Cuidado ao lavar o bloco do motor. O carburador possui anéis orings que em contato com solvente se deformam. Não despeje também o querosene direto sobre o rolamento externo, pois o mesmo também possui uma capa de plástico sensível aos solventes. Depois de tudo limpo, passe no ar comprimido ou deixe descansar numa bancada para secar.

DSC030603 DSC030604 DSC030605

Chegou a hora de limpar o pistão e a espoleta. A combustão do motor produz resíduos que se carbonizam e ficam depositados exatamente nessas peças. E estes resíduos são prejudiciais à vida útil e ao funcionamento do motor. Eles podem provocar desde a desregulagem de mistura até a quebra do motor em si. Para limpar é muito fácil: Algumas pessoas usam Kaol, outras usam palha de aço (bombril mesmo). Qualquer das maneiras funciona.

DSC030701 DSC030606 DSC030702

Limpe a superfície do pistão e da espoleta, até retirar toda carbonização ali existente. Cuidado! No pistão, principalmente se usar bombril, não passe na saia ou na borda em hipótese alguma! Somente na superfície onde ocorre a combustão!

DSC030703 DSC030704

A limpeza do motor está pronta. Agora, faça uma inspeção visual em todas as partes, à procura de sujeiras, resíduos, etc. Se notar algum resquício de impurezas refaça a limpeza antes de montar.
Tudo pronto, antes de montar vale a pena verificar a folga de algumas partes: Para saber se o kit (camisa e pistão) está bom, insira o pistão dentro da camisa, sem colocar muita força. Em hipótese alguma ele deve passar para o outro lado da camisa, ou mesmo superar a marca de seu ponto de trabalho. É interessante também, verificar ambos quanto a existência de riscos (na parte interna da camisa ou externa do pistão), pois os riscos são locais por onde a compressão pode escapar causando vários tipos de problema.

DSC0309 DSC0308

Para medir a folga da biela, o ideal seria você conhecer esta mesma folga com o motor ainda novo, sem uso. Colocando a biela no virabrequim, sempre existirá uma pequena folga entre ambos. Mas, use o bom senso, compare com outros motores ou mesmo com uma biela e vira novos. A biela é o grande vilão de quebra de motores. Se achar que a folga está grande, não pense, substitua!

DSC030901 DSC030902

Os rolamentos também criam folga com o tempo. A grosso modo, o que eles não podem nunca é ter folga radial, ou seja, lateral. Uma pequena folga axial é normal. Se você limpar o motor com freqüência, vai aprender a conhecer a folga dos rolamentos e saber quando está na hora de trocar! Além disso, com o auxílio de uma lupa, procure sinais de esferas deterioradas no rolamento interno.

DSC030903 DSC030904

Tudo limpo, verificado, checado, vamos montar o motor:
Primeiro aplique um pouco de óleo "After Run" dentro do bloco, sobre os rolamentos. Em seguida insira o virabrequim, o cônico, o flywheel, a porca e aperte o conjunto.

DSC030705 DSC030706

Agora, aplique mais um pouco de óleo no pino de encaixe da biela, e coloque o pistão dentro do bloco. Com o auxílio de uma pinça, encaixe a biela no virabrequim. CUIDADO! A biela/pistão tem lado de trabalho. Via de regra, o pequeno furo existente na biela na sua extremidade inferior, fica voltado para o lado do virabrequim. Se você montar ao contrário, a biela não receberá lubrificação e quebrará muito em breve!

DSC030905 DSC030906

Para colocar a camisa, aplique um pouco de óleo por dentro e por fora da mesma, e vá encaixando no bloco fazendo movimentos giratórios, de um modo que ela vá se encaixando também no pistão. Note que a camisa tem um pequenino chanfro de referência que deve ser encaixado num pequenino pino na parte superior do bloco.

DSC030801 DSC030303

Coloque a tampa do cárter. Não se esqueça que o rasgo existente nela deve ficar voltado para cima e, que o pistão deve estar todo para cima também! Ao apertar, coloque os parafusos por igual e vá encostando e apertando devagar e sempre em cruz. O aperto final não precisa ser com muita força. Ao perceber que a tampa encostou, basta nais um pequeno aperto em cada parafuso e pronto. A rosca desses parafusos é muito fina e pode espanar facilmente.

Coloque agora a espoleta, não esquecendo de colocar os calços de regulagem do Squish Gap e o anel vedador se o motor possuir! Ponha o dissipador e aperte-o também em cruz, por igual, e devagar.

DSC030802 DSC030803

Observe ainda a posição correta de instalação do dissipador. Em seu interior, existe um lado onde as "alhetas" possuem um chanfro quase vazado. Este chanfro deve ser montado de modo que o ar frontal do carro passe por ele. Se você montar errado, seu motor poderá sofrer aquecimento excessivo!

DSC030804 DSC030805

O motor está montado, coloque agora a vela, o anel de vedação do escape, monte a centax (e aproveite para checar suas folgas), o filtro de ar e pronto. Não esqueça também de limpar o filtro de ar!

Antes de funcionar, lembre-se que é bom afinar o motor novamente antes de "sentar o dedo".

Nem fácil nem complicado. Na primeira vez que fazemos esse serviço, com certeza levaremos o triplo do tempo do que quando estivermos fazendo pela 57ª vez!!! Mas vale a pena. Às vezes, na desmontagem encontramos algo de errado que pode nos poupar um motor inteiro!

Espero ter ajudado!

Criscareca

Fonte: www.aarcdoabc.com.br

5 Respostas

  1. Boa Noite amigo, muito interessante, mas por certo q n conseguirei fazer isso, com meu himoto, primeiro q n tenho todas as ferramentas necessárias, e segundo que n conheçe nem um pouco o nome das peças, fica impossível identificar cada uma delas. Tem motor morre assim q aquece, tem uma peça com problema, s mandar pra vc, vc troca pra mim. atenciosamente Murilo

  2. Nossa a idéia é muito boa, apesar de ser bem complexa. Haha abraços”

  3. oi eu tenho um motor SH-18 no carrinho redcat comprei no ML usado mais o motor esta muito sujo eu então não tinha desmontado e não sabia fazer isso mais desmontei e limpei mais não consigo fazer pegar agora aqui na minha cidade não tem loja a mais perto fica um 150 km como fazer para saber o que esta errado ate

  4. Para limpeza e manutenção de um motor glow, eu sempre faço a cada galão de 3,6 Litros de combustivél.Desmonto todo o motor menos os rolamentos e limpo com o propirio combustivél usado no automodelo.Tem que tomar muito cuidado com o aperto dos parafusos do cabeçote e da parte traseira do motor , aonde parafusa o recoll .Aperte de maneira forte mas sem abuso, um aperto para fixação e não para tentar tirar leite do parafuso, o bloco do motor é de aluminio , facinho , facinho para espanar.

  5. Muito legal, compartilhei a dica em nosso facebook. Procure por RC Americana Automodelismo.
    abs,
    Alexandre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: