• Blog Stats

    • 315,379 hits
  • a

  • Metadados

Oficina: Carburador

Carburador

carbura 1 – AGULHA PRINCIPAL (ALTA)

2 – AGULHA DE TRASEIRA (SPRAY BAR) / AGULHA DIANTEIRA (BAIXA)

3 – AGULHA DE MARCHA LENTA

4 – VENTURI (PASSAGEM DE MISTURA AR/COMBUSTÍVEL)

Dicas para uma boa carburação.

Para se obter uma boa carburação primeiro devemos nos certificar que estamos utilizando a taxa de compressão correta para o combustível que vamos utilizar (%nitro).

O carburador possui a agulha principal pela qual se dá a entrada do combustível no carburador, uma barra de spray (cor bronze) por onde o combustível é pulverizado junto com o ar e uma agulha de baixa (cor preta do lado oposto ao spray-bar). Esta agulha é cônica e, da média velocidade para a baixa velocidade, ela entra na barra de spray e vai diminuindo progressivamente a passagem de combustível em relação à entrada de ar que passa pela boca do carburador. Um parafuso na lateral do carburador limita o fechamento do embolo deixando uma pequena passagem de ar para manter a marcha lenta.

A carburação deve se feita na pista, partindo dos ajustes básicos que vem no manual do motor. Abrimos a agulha de alta 1/4 de volta e em seguida colocamos o carro na pista. É preciso umas duas voltas para aquecer o motor. Na terceira passagem, na reta maior da pista devemos observar se o motor atinge velocidade máxima. Se você notar que o motor está muito "rico" pare e feche um pouco a agulha de alta ( 1/8 de volta por vez). Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que o motor tenha um bom rendimento na reta principal. Se o motor ficar muito pobre em alta, o carro anda pouco na reta e esquenta muito ou chega a dar "falta" na alta velocidade. Abra a agulha de alta.

Quando a regulagem da alta estiver perto do ponto ideal começamos a regular a agulha de baixa. Neste momento devemos parar o carro no pit e observar a rotação do motor em baixa, se a rotação do motor ao pararmos está alta e depois vai diminuindo progressivamente, isto quer dizer que a agulha de baixa esta muito fechada. Devemos abrir 1/4 de volta e voltar à pista, dar duas volta e parar novamente e observar a rotação do motor.

Devemos repetir o procedimento anterior até quando, ao pararmos o carro, o motor fique em marcha lenta pelo menos uns 10 segundos. Mas, se ao pararmos no pit a rotação do motor cai rapidamente e o motor para, é porque está muito "rico" em baixa, e neste caso devemos fechar 1/4 de volta. Repita quantas vezes forem necessárias.

Neste ponto pode ser preciso aumentar ou diminuir a passagem do ar na marcha lenta através do parafuso lateral do carburador, até que a marcha lenta fique estável.

Acertar bem a carburação exige muita paciência. A aceleração do motor deve ser progressiva e sem "buracos". Devemos sempre prestar atenção quando mexemos na agulha de alta, pois estaremos alterando a regulagem da carburação em baixa, isto quer dizer que é possível que, uma vez o motor regulado, se tivermos que, por exemplo, fechar a agulha de alta, tenhamos que abrir a agulha de baixa na mesma proporção, ou vise e versa.

Quanto temos que fazer algum pequeno ajuste na agulha de baixa, esta não interfere na agulha de alta, portanto esta não requer novo ajuste.

Os carburadores atuais são chamados de três agulhas, uma de alta e duas de baixa. Na verdade são duas agulhas, a de alta e a de baixa, e a terceira na verdade, é o spray-bar ou barra de spray que se movimenta, permitindo uma regulagem mais fina sem ser necessário trocar o calibre da agulha de baixa.

Trocando em miúdos e tentando ser claro, na prática isto funciona da seguinte maneira:

Nos carburadores antigos, que tinham a barra de spray fixa, ao andarmos com o carro em dias de temperatura ambiente muito altas tínhamos que andar com a agulha de alta mais aberta. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser muito longa e fina para o motor não afogar em baixa.

Quando andávamos com temperaturas ambientes muito baixas, tínhamos que andar com a agulha de alta mais fechada. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser mais curta e grossa para o motor não ficar muito pobre em baixa. Isto era feito para se conseguir uma passagem da baixa para a alta rotação sem buracos.

Nos carburadores de "três" agulhas, conseguimos o mesmo efeito sem a troca das agulhas de baixa.
Se estamos com a temperatura ambiente alta e notamos uma "engasgada" na passagem da baixa para a alta rotação, devemos "andar" com as duas agulhas para a frente, ou seja, fechamos a barra de spray 1/2 volta e abrimos a agulha de baixa 1/2 volta, isto diminui a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.

Se a temperatura ambiente for baixa devemos fazer o oposto, ou seja, andar com as duas agulhas para trás. Abrimos a barra de spray 1/2 volta e fechamos a agulha de baixa 1/2 volta. Com isto, aumentamos a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.

Com muita dedicação e atenção devemos obter uma aceleração do motor limpa e progressiva e uma marcha lenta estável. Lembrem-se que isto não se consegue no dia da corrida, na hora da tomada de tempo ou da prova. Tirem um dia só para isto. Anotem, se possível, tudo o que acontece durante as regulagens. Os vários dados obtidos depois de analisados e comparados sempre serão úteis para se obter uma boa carburação.

Escrito por Sérgio (Boca) – Techspeed – http://www.sixspeed.com.br

9 Respostas

  1. Oi, gostei do seu site. Muito legal !

    Entra no meu também:
    http://www.bateriasnet.com.br/loja

  2. Muito granto, irá me ajudar muito pois sou mecânico.

  3. Muito obrigado pela dica, ainda é um pouco confuso(para mim) essa historia de “rico e pobre” , mas vou percebendo.
    De todas as formas foi exencialmente util….

  4. gostaria q me ajudasse a resouver um proble ma no meu automodelo himoto motor 18 2 marchas , ele funciona pouco tempo e logo após apaga porque isto está acontecendo vc pode me ajudar, agradeceria muito se me ajudasse.

  5. Valeu pelo artigo, tava procurando esses detalhes sobre os carburadores. valeu”

  6. ola bom dia a todos.

    sou novo no mundo do radiomodelismo, tenho 2 carros que precisam manutençao vivo na zona de viseu.
    alguem me pode ajudar e indicar um citio pra isso.

    cumprimentos a todos e umas boas entradas.
    mateus600@hotmail.com

  7. Ola boa tarde eu tenho um modelo esed motor 15, e omesmo funciona e para saindo muito oleo pelo escap, isto ocorreu depois que eu mexi nas agulhas do carburador devido o mesmo quando atingia alta afogava o motor caso alguem possa me ajua desde já obrigado.

  8. o meu automodelo e um himoto não consigo deixar no ponto quando ele não estanca fica acelerado de mais.
    gostaria de orientações se possivel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: