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Oficina: 2º marcha

PONTO DE MUDANÇA

Há três considerações com relação ao ponto de mudança (shifting point):

  • Quando mudar
  • Onde mudar
  • relação de engrenagens (gear ratio)

QUANDO MUDAR

"Quando mudar" tem a ver com a curva de torque do motor. A maioria dos motores 3,5cc usados em uma corrida de escala 1/8 são capazes de atingir mais de 40.000 RPM, e motores 2,5cc e 2,1cc mais de 36.000 RPM, mas o torque máximo é desenvolvido por volta de 30.000 RPM. Se você mudar para uma RPM mais alta, isso significa que a aceleração torna-se mais lenta antes que ocorra a mudança para a segunda engrenagem. Então, não espere muito para ajustar o ponto de mudança (shifting point), isso acabará com a potência e tornará a aceleração mais lenta por um curto período de tempo.

ONDE MUDAR

"Onde mudar" é uma questão completamente diferente. Se o ponto de mudança (shifting point) for logo antes de uma curva ou no meio da curva, isso fará com que você torne-se inconsistente em seu modo de dirigir, que passe a curva ou que o carro seja atirado para fora da curva. Tente evitar isso. Brinque com o ponto de mudança e com as relações da engrenagem (gear ratio) para criar um sentimento confortável e confiável com seu carro. Relações de engrenagem curtas e pontos de mudança tardios podem parecer muito excitantes, mas, na maior parte das vezes, seus tempos de volta são mais lentos.

RELAÇÃO DE ENGRENAGEM

É importante escolher a primeira e a segunda relações de engrenagem de tal modo que o motor permaneça bem dentro de sua banda de potência máxima ao mudar da primeira para a segunda.

Câmbio: Ajuste do ponto de entrada da 2ª marcha

O ponto de troca de marcha no cambio normalmente vem ajustado pela fábrica. Mas você pode fazer ajustes do ponto de troca no cambio de 2 marchas. Para ajustar o ponto de mudança do cambio, é importante que seu motor esteja amaciado, com a carburação ajustada e trabalhando na temperatura correta.

Para ajustar o ponto da troca use o seguinte procedimento:

1) aqueça o motor (funcione ele por um ou dois minutos) e então pare o motor.

2) gire a carcaça exterior do cambio unida à engrenagem de dente reto menor de modo que o furo de acesso esteja virado para cima.

3) gire a carcaça exterior para a frente e para trás até que você possa ver um parafuso de fixação pequeno na carcaça interna. Este parafuso de fixação não entra reto na carcaça interna, ele é ajustado em um ângulo. Este é o parafuso de ajuste para o ponto de troca de marcha.

4) introduza uma chave de Allen no parafuso de fixação.

5) para engatar a 2ª marcha com mais RPM (aperte) o parafuso no sentido horário 1/8 de volta. Não aperte este parafuso demais pois você pode danificar o cambio de 2 marchas.

6) para engatar a 2ª marcha com menos RPM (solte) o parafuso no sentido anti-horário 1/8 de volta. Não afrouxe este parafuso demais. Ele pode sair para fora e danificar todo o cambio.

7) não faça ajustes com mais de 1/8 de volta. Após cada ajuste, ligue o motor e teste o ponto da troca de marcha.

É possível ter o ponto de troca muito próximo, no caso a embreagem interna da 2ª marcha esta travada, somente as duas engrenagens internas (as engrenagens da 2ª marchas) estão acopladas durante o funcionamento. As engrenagens exteriores (as engrenagens da 1ª marcha) não estão acopladas. Desta maneira o carro só anda em 2ª marcha.

É também possível ter o ponto de troca muito distante, que significa que você está funcionando somente as engrenagens da 1ª marcha.

Em um ou outro caso você não ouvirá o carro trocar a marcha. Certifique-se de escutar com cuidado a mudança de marcha a medida que o RPM do motor aumenta.

Câmbio: Ajuste o Pinhão e a Coroa corretamente

pinhaoe O espaço entre o pinhão e coroa em um carro RC precisa ser ajustado corretamente para permitir um desempenho eficientemente. Quando o pinhão e a coroa estão muito próximos o resultado e o superaquecimento e redução na velocidade do carro devido à fricção, isso causa diminuição na vida útil do pinhão e da coroa devido o grande atrito. Um espaço muito largo também gera problemas pois os dentes do pinhão e da coroa tem o seu contato reduzido e consequentemente perca na potência. Para regular o espaço entre o pinhão e a coroa de maneira fácil e correta faça o seguinte: Solte o motor e então coloque um faixa de papel entre o pinhão e a coroa. Faça o ajuste, o pinhão e a coroa devem fazer uma leve pressão sobre a faixa de papel. Giro o conjunto e a faixa de papel deve ser liberada, aperte o motor e faça um teste, caso a regulagem não tenha ficado perfeita repita o procedimento utilizando duas faixas de papel.

9 Respostas

  1. Olá, amigo o meu tva dando super aquecimento, logo ja sabia que éra essa foto aii muito apertada, ai regulei belezinha dei uma lubrificada e amaciei o motor parou o aquecimento, mais nao sinto a passada de marcha, pode acontecer de eu inverter ou seja colocado ao contrario??? a peça la de dentro pode estar do lado averso??? pq eu ja abri a caixa central 4 vezes e nao quero abrir de novo, ja regulei lah dentro, a primeira vez deixei com mais RPM, ou seja apertei muito, aii fui afolgando aos poucos, cheguei a uma hora no limite da folga mais nao senti a passada oq fazer?

  2. boa tarde pessol estou com um probleminha, pois o meu truggy possui duas marchas mais o carro não sai do lugar qndo estar ligado, eu acelero o carro e nada de sair mas continua com o motor ligado e a rotação do motor aumenta e dimuinui conforme os comandos do radio ja verifiquei os dentes das engrenagens e estão em perfeito estado a embreagem tambm ela estar com a mola perfeita , o que pode ser ?

    • rolamento one way ao contrário. igual se a catraca da sua bicicleta estivesse ao contrário(aquela engrenagem de trás) você pedalaria e ela giraria sem transmitir o giro para a roda.

  3. amigo so novo no automodelo n entendo muito meu rc e um hpi rs4 so que nao ta mudando de marcha oque sera que e vai ficar caro pra arrumar me ajudem …

  4. putz pessoal o meu buggy tem a transmição pra segunda marcha mas nao esta engatando a classe dele é 1/10 e tem outro problema tbm o meu motor é tamanho 16 e nao concigo encontrar o cabeçote pra comprar onde posso arrumar …….

  5. ai pessoal agradeço a ajuda se alguem poder me ajudar so deixar um email é dmaisflash@hotmail.com brg pela colaboração.

  6. olá gostaria que se alguém soubesse onde posso passar os 70 cv que tenho na minha viatura para os 100cv em lisboa agradecia

  7. ola gostaria de saber se dá para mudar o meu hpi rs4 de uma marcha para 2 e aonde comprar es peças ja procurei em vários sites e nada eu achei !obrigado

  8. Desculpe; não existe PERCA quando o verbo for perder; porém se o papo for de pescador; perca existe é um peixe – Professor de Idiomas.
    AS informações estão ótimas – Parabéns.

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