• Blog Stats

    • 315,379 hits
  • a

  • Metadados

DOWNSTOP

DOWNSTOP

O downstop é o limite de quanto o braço a suspensão abaixa e determina o quanto que o chassis levanta. Isso influencia na dirigibilidade e causa um impacto direto sobre a transferência de peso. O efeito pode mudar de acordo com o tipo de pista e/ou o quanto de grip a pista possui.

Um valor de downstop mais baixo deixa o carro mais arisco porém menos estável, sendo melhor em uma pista de superfície irregular ou em pistas com curvas de baixa velocidade. Isso permite que o chassi se mova mais em baixas acelerações ou frenagens (respectivamente), resultando numa maior transferência de peso.

Um valor de downstop mais alto deixa o carro mais estável e isso é melhor em pistas regulares. Isso previne que o chassi mova exageradamente em baixas acelerações ou frenagens (respectivamente), resultando numa menor transferência de peso.

É MUITO IMPORTANTE QUE O VALOR DE DOWNSTOP DA DIREITA E ESQUERDA SEJAM IGUAIS.


EFEITOS NO AJUSTE DO DOWNSTOP


AJUSTANDO O DOWNSTOP

Passos iniciais
– Amortecedores: desconectados
– Barras estabilizadoras: desconectadas
– Rodas: retiradas

Componentes para o setup
– Blocos para o suporte do carro
– Régua de droop

Medindo o downstop
1° O primeiro passo é colocar os blocos sobre uma superfície plana e em cima o carro. Certifique-se que o carro não se mova

2° Abaixe o braço da suspensão até o fim

3° Usando a régua de droop, significa o valor do downstop.

DOWNSTOP DIANTEIRO
Verifique o valor colocando a ponta do hub da direção na régua de droop

DOWNSTOP TRASEIRO
Verifique o valor colocando a ponta do hub traseiro na régua de droop

4° Ajuste o valor do downstop dianteiro e traseiro pelo seu setup.

Autor: Tiago

de Admin: Obrigado ao Tiago (tiaguinho07@gmail.com) pelo envio desta matéria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: