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Dicas para iniciantes

Ao chegar à pista

Os rádios e receptores têm freqüências do tipo AM, FM, PCM, etc. Estas freqüências podem se repetir, ou seja você pode ter a mesma freqüência de outro praticante do hobby/esporte. Duas freqüências iguais não podem estar ligadas ao mesmo tempo. O carro perde o controle e poder haver um acidente grave.
Portanto, ao chegar à pista, NUNCA ligue seu rádio sem antes checar o controle de freqüências existente. Se não houver controle de freqüências, informe-se com os colegas que já estão andando de como ele é feito.

Amaciamento de motores

Como regra geral, para amaciar seu novo motor:

  • utilize o combustível que você pretende utilizar para andar regularmente (Ex.: 16% ou 20%);
  • com o carro parado dê a partida;
  • deixe a agulha de alta (a que regula a entra de combustível) bem aberta, ou seja, para o motor ficar afogado;
  • com o motor afogado queime de 2 a 3 tanques (75ml) com intervalos de 10 minutos entre eles;
  • após queimar estes 2 ou 3 tanques com o carro parado e afogado ponha-o para andar;
  • no primeiro tanque que estiver rodando evite arrancadas e esticadas no acelerador;
  • após este 1o tanque rodando peça ajuda ao pessoal mais experiente ou siga as instruções de seu manual para correta regulagem do motor.

Lembre-se que as instruções para amaciamento podem mudar dependendo do motor e que as mesmas costumam acompanhar o seu kit, na duvida procure pessoas mais experientes.

Correias

São os meios com que se transfere a potência das engrenagens para os diferenciais. Elas devem ser substituídas se você notar algum desgaste nelas. (fios saindo da correia). Ou se a correia estiver com muita folga ou se já estiver sem os dentes, também deve ser substituída. Correias gastam mesmo. Devem ser trocadas periodicamente como em um automóvel.

Buchas

Utilizada na maioria das partes que giram dos modelos originais, as buchas servem para que dois materiais não tenham contato direto. Não são melhores que os rolamentos, e não precisam de manutenção. Basta que estejam limpas.

Rolamentos

Utilizados na maioria dos kits de competição, servem para eliminar todo atrito que existia com as buchas, tornando o carro mais “livre”. Apenas limpe os rolamentos, livrando-os da sujeira. Você pode até limpá-los mergulhando-os em um óleo fino, mas para a maioria das peças do rolamento, apenas tirar a sujeira é o suficiente.

Engrenagens do câmbio

A distância entre a engrenagem da coroa e do pinhão. Essa medida, não pode ser nem muito justa, nem muito folgada. As engrenagens devem trabalhar livres. Para isso, utilize como referência, uma tira de papel sulfite ou um pedaço plástico , da largura da engrenagem. Deixe o montante do motor livre. Coloque o papel entre a coroa e o pinhão, prensando e monte o conjunto novamente, fixando apenas 2 parafusos do montante para verificar se o ajuste ficou bom. Retire o papel do meio das engrenagens. Verifique se a coroa e o pinhão “mastigaram” o papel por igual. Repare na sujeira que fica marcada. Se um lado estiver mais “mastigado” que o outro, significa que o motor está desalinhado. Solte o montante e faça tudo de novo, procurando alinhar o motor. Se estiver “mordido” por igual, é só colocar os outros parafusos no montante e apertá-los.

Parafusos

Se eles ainda estiverem no seu local apropriado, verifique a cada dois dias que você praticar o hobby, se os parafusos estão fixos corretamente. Eles podem estar se soltando ou então já terem se soltado. Substitua as partes plásticas onde os parafusos já não mais dão aperto. Utilize Loctite (trava química / trava rosca) nas conexões que forem metal com metal.

Pára-choques

Existem espumas originas e de outras marcas, mas você pode economizar uns trocados para fazer isso. Corte um pedaço de espuma de alta densidade, e fixe-o logo acima do pára-choque, e bem na frente dos amortecedores.

Suspensão

Trataremos apenas dos componentes que constituem a suspensão e suas funções.

1-Amortecedores
Os amortecedores têm a função de amortecer e a função de retorno, que também tem uma importância muito grande para garantir uma boa dirigibilidade do automodelo.
Existem dois tipos de amortecedores os de ficção , que são usados para iniciantes ou em carros básicos. Não oferecem grande capacidade de amortecimento nem de retorno, todo o trabalho de suspensão é feito pela mola, tanto o amortecimento, quanto o retorno, como não existe nenhuma resistência nem no amortecimento nem no retorno, isso faz com que o carro fique quicando, porque a mola tende sempre a estar no seu comprimento original. E os amortecedores hidráulicos, que proporcionando muito mais estabilidade. São diferentes dos amortecedores de ficção pelo fato de terem uma câmara cheia de óleo, que possui a função de oferecer resistência tanto no amortecimento quanto no retorno. Uma das principais preocupações que você deve ter em mente durante a montagem dos amortecedores é que se deve tirar todo e qualquer resíduo de ar na câmara do amortecedor para que não se prejudique a capacidade de amortecimento do mesmo, isso é conseguido subindo e descendo o pistão do amortecedor, lentamente, até que não surja nenhuma bolha de ar, ao final você deve completar com óleo e fechar o amortecedor, agora você faz o teste para ver se realmente o amortecedor não possui ar internamente, com ele fechado e sem mola, você comprime-o totalmente e solta caso ele retorne sozinho você ainda tem ar na câmara e é necessário abri-lo novamente e retirar o ar restante, se a câmara estiver sem ar o amortecedor deve permanecer na posição comprimida sem retornar, no caso dos amortecedores hidráulicos quem tem a função de retornar para posição original é a mola. O funcionamento pode ser descrito como o seguinte, durante o processo de amortecimento e retorno quem é o responsável para que isso seja suave é o óleo combinado com o pistão. Outro fator importante na suspensão é a posição na qual o amortecedor trabalha, ou seja, a geometria de suspensão, isso determina também o comportamento da suspensão. Quanto mais vertical o amortecedor trabalha, mais suave será o seu comportamento porém você precisará de um curso de suspensão maior, enquanto que os amortecedores que trabalham inclinados, não necessitam de tanto curso, mas tornam a suspensão mais dura.
As molas que também podem ser substituídas por molas mais duras e/ou mais moles. Normalmente as molas originais tendem a ser suaves mas a maioria dos fabricantes oferecem kits de molas para competição. Para classificar as molas os fabricantes colocaram cores diferentes para cada tipo de mola da mais dura até a mais mole, não esqueça de ver a tabela do fabricante da mola pois não tem um padrão para as cores cada fabricante usa o seu padrão.

2-Braços de cambagem e Camber
Camber nada mais é que a inclinação dada a roda. Quando a roda está inclinada para dentro, dizemos que o camber é negativo e quando está inclinada para fora dizemos que o camber está positivo. Como se poderia prever a cambagem é um dos ajustes feitos à suspensão visando melhorar a estabilidade do carro. A cambagem é feita no braço de cambagem onde possui rosca nos dois lados de um lado rosca normal e do outro rosca invertida, às pontas são colocados dois ball cups, que se encaixam em um lado ao suporte do eixo (hub carrier) e do outro na torre dos amortecedores, com isso quando nós giramos o braço encurtando-o estamos tornando a cambagem negativa e quando aumentamos o seu comprimento estamos tornando a cambagem positiva. Existem carros que possuem braços fixos, não permitindo regulagens. A cambagem serve para anular ou reduzir o efeito provocado pelo atrito do pneu no chão quando o carro está em uma curva e reduzir o atrito dos pneus quando o carro esta em uma reta.

3-Bandejas
São peças as quais se fixam os amortecedores, suportes de eixo e barras estabilizadora. Elas em hipótese alguma poderão estar empenadas pois anulará todo acerto que você fez na suspensão de seu carro. Existem balanças de plásticos, que tem mais facilidade de torção e são mais leves e as de alumínio, que são mais resistentes a pancadas, porem mais pesadas.

4-Braços de direção
Os braços de direção tem por função articular os suportes dianteiros de eixo para virar o carro para direito ou esquerda. O único ponto aqui a ser observado é a convergência das rodas que redundam na dirigibilidade do carro.
Convergência é o ângulo que suas rodas fazem apontando para fora ou para dentro do carro , olhando por cima dele e pela frente. Ou seja, se suas rodas dianteiras estiverem se cruzando na frente elas estão convergindo e se estiverem se separando elas estão divergindo. O ideal é que você deixe o carro ligeiramente convergente para que quando em movimento ele fique bem próximo do zero.
E para você ajustar a cambagem, primeiramente desconecte os braços da direção do servo em seguida calibre a direção do rádio para zero, reconecte os braços da direção e verifique os ângulos das rodas, faça os ajustes necessários de modo que as rodas tenham o mesmo ângulo de convergência, por volta de 1,5º a 2º de convergência.

5-Caster
Caster é o angulo no qual o pino mestre se encontra em relação a linha de zero grau. Isto vale para a suspensão dianteira.
Com a finalidade diretamente ligada a dirigibilidade do carro, quanto maior for o ângulo do caster (mais inclinado) mais lenta será a resposta da direção quando você virar o volante do rádio, e quanto menor for o ângulo (menos inclinado) mais rápida será a resposta da direção. Aqui o que manda é a preferência do piloto. Alguns carros permitem que se troque o ângulo do caster alternando a posição de arruelas, outros carros é necessária a substituição do caster block ou até mesmo do suporte das bandejas, que já são fabricado com determinados ângulos. Os ângulos variam entre 6º a 12º de caster.

Informações retiradas do site da AJARC

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