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As Afinações de Pista – Amortecedores Parte I

No trem traseiro, iremos abordar os seguintes factores: amortecedores, barra estabilizadora, camber, downstops, convergencia, diferencial, pneus e relações de caixa.
Num primeiro capítulo vou falar dos amortecedores que são certamente os elementos principais para a boa estabilidade de um carro R/C.

A este respeito há que seguir uma velha máxima: quanto mais mole mais “agarra”, tendo em conta que um trem traseiro que agarra mais significa que torce menos,tem mais tracção.
De qualquer das formas, molas mais brandas e um hidraulico fluído só se utilizam em condições de pouca tracção, ou seja, pistas escorregadias, sujas, ou molhadas.

Já agora, só para que ninguém me venha chatear mais tarde🙂, para amolecer os amortecedores, de pouco ou nada serve retirar pressão nas molas, já que a dureza seria a mesma e o que teria sido alterado seria apenas a altura do chassis, com todo o mal que daí possa surgir. O que se deve fazer é mudar para umas molas mais macias, ou um óleo mas suave, uma barra estabilizadora menos forte ou incliná-la menos. Para testar isto, se trocar as molas, reveja a altura do chassis, e verificará que esta ficou alterada.

Outra cena que se ouve muito dizer nas pistas “queres uma mola mais dura, estica-a!”. NADA DE MAIS ERRADO! Quem estudou Física, sabe tão bem quanto eu, que quanto mais esticada uma mola fôr, mais ela perde força, porque o efeito de torção da espiral da mola diminui. O que é necessário para obter uma mola mais dura, é aumentar o diâmetro do filamento do aço. Ou seja, passar para uma espessura de aço superior. Já agora, isto é matéria do 8º Ano do Ciclo…

Em resumo:
– Quanto mais fluído o hidraulico mais o carro amortesse em baixa velocidade, tem mais motricidade, tem mais tendência para adornar e torna-se menos incisiva nas curvas.
– Quanto menos fluído o hidrualico mais estável fica o carro, adorna menos, tem menos motricidade e torna-se mais incisiva nas curvas.
– Quanto mais macias forem as molas, mais o carro amortece, mais o carro adorna.
– Quanto mais duras forem as molas, mais estável é o carro, menos o carro adorna.

Fonte: © eModelismo.com

Uma resposta

  1. Boas….. tenho um cl1 …..sei que é carro antigo…….. mas para min continua a ser um bom carro…. estou com um problema…. tinha o motor embernado… e agora quria andar… o que se passa é o seguinte….. o carro pega a primeira
    Mas quando tiro o aquecedor de ..(.velas turbo…)….. o carro vai a baixo.. poderia me ajudar… obrigado

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