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Alguns conselhos para iniciados

Na minha busca por informações sobre radiomodelismo encontrei mais umas dicas que partilho convosco:

Parece que há muitos interessados em R/C por aqui.
Pare quem quer começar, aconselho a compra de um usado ainda não descontinuado (ou seja ainda há peças para ele).

Eu já experimentei 1/8TT (os buggy), 1/10-200 (os de pista escala 1/10) e agora ando numa de monster trucks. Falta-me testar um truggy (mistura de buggy com monster truck), mas está para breve. A nível de condução, se partirmos do principio que o carro está bem afinado, o mais fácil de conduzir é um buggy (ou talvez um truggy, ainda não testei, mas gostei do que vi). Segue-se um Monster truck e depois o 1/10-200. Há ainda os 1/8TT adaptados a pista, chamados rally game. Pode-se fazer essa transformação a praticamente todos os 1/8TT.


Conclusão: para quem quer começar nisto sem gastar muito dinheiro, o mue conselho é que comprem um usado em bom estado. É preferível gastar mais alguma coisa no comando e menos no carro, já que todo o controlo do carro está nas nossas mãos e no comando. Acreditem que um bom comando (não precisa de custar 500€ para ser bom) faz muita diferença.


Se quiserem ver alguns usados de confiança, combina-se um dia aqui em Leiria e levo os interessados a ver umas máquinas porreiras.

nmsalves:
Cuidado, muito cuidado ao andar na praia. O motor tem tendencia para aquecer porque o esforço é muito grande, já que na areia da praia o motor tem que fazer muita força para movimentar o carro e não há hipótese de as rodas patinarem. Mais ainda, a areia da paria mete-se em tudo e é tão fina que chega a atravessar o filtro de ar e depois era uma vez um motor.
Fico à tua espera para um Sábado destes, mas temos que combinar com alguma antecedência.

—–

Dica para a limpeza do bólide:

Desmontas a placa de rádio (desencaixas os veios que vão ao carburador e à caixa, desapertas o salva servos da direcção e desapertas 4 parafusos em baixo e fica solta).

Desmontas também motor e escape. Retiras a caixa de velocidades fora. Depois pegas em MotoWash ou equivalente, borrifas o carro todo bem borrifadinho, esperas uns 2-3 minutos e passas bem por água. Deixas escorrer o maior e secas com ár comprimido ou a pano. Depois WD-40 para cima, com especial atenção a tudo o que seja rolamentos e transmissões.

Ar comprimido para retirar o WD-40 em excesso, um pano para retirar o restante que se acumulou por lá e deixas secar de um dia para o outro (de noite). Depois começas então a fase de desmontar tudo e assim já não te sujas tanto e já vês melhor as folgas ou possíveis anomalias. Wink

—-

Vai lá com calma. Primeiro “gasta” esse motor e depois abre-o para começares a aprender como funciona e tal.

Quando disse “desmonta o motor e escape”, era para o retirares do carro, não para o abrires. Smile

Quanto à caixa de velocidades, podes abri-la, mas com cuidado e atenção para depois saberes onde voltar a colocar as peças que de lá tirares. Andam lá uns pinos que atravessam uns varões metálicos que convem verificar se não estão partidos. Limpas a massa que lá anda e depois lubrificas as rodas dentadas todas com massa ou spray à base de litio. É o melhor para lubrificar metal e plástico porque ao fim de umas horas adere às superfícies. É normal a caixa depois andar a “babar” óleo durante uns tempos. O que estiver a mais sai assim.

Não há necessidade de abrir o motor se este estiver a funcionar em condições. Não há nada lá dentro que possas limpar ou melhorar, a não ser que tenhas um dremel e saibas alguma coisa de “porting” de motores. Concentra-te em desmontar e limpar bem o pinhão (por dentro, depois de limpo e desengordurado, passa lixa fina para a embraiagem agarrar melhor). Retira também os macelotes da embraiagem (umas peças pretas que parecem umas unhas curvadas e que ficam dentro do pinhão), limpa-as, verifica se não têm rachas e se necessario lixa um bocadinho a zona que entra em contacto com o pinhão para retirar a gordura que se vai acumulando. Verifica se os rolamentos do pinhão não têm folga e se não estão àsperos. Se estiverem, troca-os.
Se insistires em abrir o motor, então antes de o fazeres deves lavar e secar muito bem a superfície exterior. E antes de o montares lavas tudo bem lavado. Para lavar o exterior e interior do motor, deves usar a gasolina do MGT.
Tudo isto deve ser feito tendo em atenção a forma como tudo está montado, para depois montar da mesma forma. Se metes a embraiagem ao contrário, por exemplo, (algumas dão para fazer isso), depois o carro não anda.

—-

Pista de TT:

Texto original

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